sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Prosperidade Divina VERSUS Maldição da Riqueza


Prosperidade Divina VERSUS Maldição da Riqueza 1 Timóteo 3:7 Introdução:

 É inevitável que durante a nossa peregrinação na terra, não busquemos as coisas que satisfaça a nossa vontade e que possa nos trazer o conforto. Por certo também nesse percurso de nossa jornada, corremos atrás de tantas coisas fúteis e esquecemos da verdadeira riqueza a Salvação (Romanos 10:9; Efésios 2:8-10). Deixamos de viver a vida que depende de fatores como lazer, saúde, vida com a família, vida espiritual, vida social, amigos, descanso... tudo isso para corrermos atrás de riquezas. Que em muitos casos exigem muito trabalho e esforço, sem pensarmos nas consequências de doenças e de futuros problemas de relacionamento causado pela busca incessante de ter mais e mais. Onde queremos chegar com essa busca? Estamos no caminho certo?

 I – RIQUEZA : MALDIÇÃO OU BENÇÃO?
 1. Ao escrever a sua carta ao Timóteo, Paulo nos exorta aos perigos da busca da riqueza onde muitos por terem ambição desordenada caem em ciladas e tentações, criando sua própria armadilha. Armadilha porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (I Tim. 6.9-10), a ambição ocupa o lugar de Deus que é dono de todas as riquezas. Criador do céu e a terra (Gênesis. 1:1). A busca gananciosa nos leva a desviar da fé genuína em Cristo, perdermos a vontade de orar, perdermos a vontade de ler a palavra, perdemos a intimidade com o Senhor. Por diversas vezes acreditamos que a nossa felicidade está no dinheiro, pois, com ele podemos satisfazer nossa necessidade material e resolver os nossos problemas. Em alguns casos isso nos realiza, afinal temos que oferecer mordomia e bem-estar a nossa família. Fora a essas necessidades a ganância exagerada nos leva a ruína e perdição pelo desejo egoísta e consumidora de possuir cada vez mais. Isso é pecado! Porque a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui. Lucas 12:15.

  II – A VERDADEIRA PROSPERIDADE NA VISÃO DE DEUS
“Buscais as coisas de cima e não as da terra” Col. 3:2. “Buscai o reino e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Lucas 12:13. O poder da riqueza é sutil, a riqueza material nos é dada para a nossa mordomia e muitos não recebem por não ter sabedoria em lhe dar com a situação dos ricos. Se viemos de mão vazias para o mundo, da mesma forma voltaremos, ou seja, sem nada (I Tim. 6:7). Deus quer que seus filhos sejam prósperos, assim como Abrão, Isaque e Jó a quem o Senhor os abençoou e receberam riquezas. A prosperidade divina nos traz alegria, conforto e principalmente paz interior, devemos nos lembrar que todas as nossas bençãos é para a honra e a Glória do Senhor, principalmente a riqueza concedida por Deus.

 III - A VONTADE DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS
 Quem persegue o ser com certeza haverá de ter, mas quem persegue o ter nunca haverá de ser. A palavra de Deus nos apresenta homens que foram prósperos na vida financeira e seus corações não se ensoberbeceram; Abraão, Jó, Barnabé, etc... mas pelo contrario serviram ao Senhor com suas fazendas entendendo que eram apenas mordomos e não donos, pois tudo é de Deus. A vontade de Deus para seu povo é que ninguém passe por privações e que sejam prósperos em tudo incluindo a vida financeira, mas que a riqueza não seja principal prosperidade de ninguém; pois há pessoas que são tão ricas, mas tão ricas que só têm dinheiro. Deus quer que seu povo seja tricotomicamente prósperos e cheios de sua plenitude: Espiritual, emocional e física.

 Conclusão:

 O homem fiel será cumulado de bençãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo (Provérbios 28.20). A prosperidade pode ser entendida como a lei de causa e efeito, de relacionamento a obediência e retribuição ao Senhor. Se desejamos recebermos algo de Jesus devemos segui-lo e ter fé. Como diz a canção: “Se eu honrar e bendizer ao meu Senhor obedecer, eu comerei o melhor dessa terra. Não podemos colocar a nossa esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (I Tim. 6:17), inclusive a vida eterna. Que o Senhor nos revele sua palavra e nos ensine o caminho da verdadeira prosperidade.

 | Autor: Lucielli Torres | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

Nenhum comentário:

Postar um comentário