terça-feira, 13 de julho de 2010

Posperidade e Riqueza

A riqueza é o que você acumula.
A prosperidade é como você vive.

Pense nas pessoas bem-sucedidas que você conhece. Talvez a primeira imagem de sucesso que apareça em sua mente seja a de uma pessoa bem sucedida profissionalmente, não é mesmo?
O modelo da pessoa bem-sucedida é uma pessoa rica, desejada por todos e que pode fazer o que deseja, com quem deseja e quando deseja. Observe como ela é cercada pela palavra desejo.
Agora que você fez mentalmente uma lista de pessoas neste perfil, pense em dez que podem comprar o que quiserem. Estas são as pessoas ricas.
Faça então uma outra lista, pensando nas pessoas felizes que você conhece. Aquelas que têm uma vida com qualidade e que sabem usar o que tem. São pessoas de bem com a vida. Talvez elas não tenham tanto quanto as que pertencem á primeira lista, mas o jeito com que elas vivem tem algo a mais, tem um quê de felicidade e paz.
A marca deste grupo não é o que tem, mas como vivem. Essas são as pessoas prosperas.
Pessoas ricas ou pobres podem ser igualmente miseráveis ou prósperas, em sua forma de pensar e viver. A marca da pobreza não é o saldo bancário. O que caracteriza a pobreza é a angustia constante na busca pelo que falta. E isso inclui outras áreas, além do campo financeiro.
Muitas pessoas que conheço vivem com um tipo estranho de saudade, a saudade de um tempo feliz que nunca existiu ( ou se, existiu, não era tão impressionante assim). Sonham com um mundo feliz e com amores que estão sempre em outro lugar, em outro tempo. Vivem uma nostalgia agridoce de um passado que não aconteceu.
A diferença entre os prósperos e os pobres ( mesmo que sejam milionários) é que aquelas, por mais que passem privações, têm uma visão de Fé, ou seja, lutam com uma certeza inexplicável de que Deus está com eles e que as dificuldades passarão. Eles confiam em que seu investimento tem retorno certo e que suas dores têm um significado maior, então vale a pena continuar.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário