sábado, 12 de junho de 2010

A Realidade da Criança – Situação atual.

Quanto vale uma vida? A maioria de nós faria grandes sacrifícios para salvar a vida de uma única criança. Mesmo assim, de certa forma, em escala global, nossas prioridades tornaram-se pouco claras. A cada dia, em média, mais de 26 mil crianças menores de 5 anos de idade em todas as partes do mundo, e a maioria delas por causas evitáveis. Quase todas vivem no mundo em desenvolvimento ou, mais precisamente, em 60 paises em desenvolvimento. Mais de 30% dessas crianças morrem durante seu primeiro mês de vida, normalmente em casa, e sem acesso a serviços de saúde essenciais e recursos básicos que poderiam salva-las da morte. Algumas crianças sucumbem a infecções respiratórias ou diarréicas que atualmente já não constituem ameaças nos países industrializados, ou morre devido a doenças da primeira infância, como o sarampo, que podem ser facilmente evitadas por meio de vacinas. Em cerca de 50% das mortes de menores de 5 anos, uma causa subjacente é a desnutrição, que priva o corpo e a mente da criança pequena dos nutrientes necessários para seu crescimento e seu desenvolvimento. Água de má qualidade saneamento precário e higiene inadequada também contribuem para a mortalidade e a morbidade de crianças.
Em 2006 – o ano mais recente para o qual há estimativas consistentes, cerca 9,7 milhões de crianças morreram antes de comemorar seu quinto aniversário.

- Causas subjacentes – A morte e a desnutrição de mães, recém-nascidos e crianças de 5 anos de idade têm em comum diversas causas estruturais e subjacentes, entre as quais:
- Serviços de saúde de nutrição carentes de recursos, ineficazes e culturalmente inadequados.
- Insegurança alimentar.
- Práticas alimentares inadequadas.
- Falta de higiene e de acesso a água limpa ou condições de saneamento adequadas.
- Analfabetismo da mulher.
Gravidez precoce.

Discriminação e exclusão de mães e crianças do acesso a serviços e instalações essenciais nas áreas de saúde e nutrição, devido á pobreza e á marginalização geográfica ou política. Esses fatores resultam em milhões de mortes desnecessárias a cada ano.
A subnutrição é o principal fator subjacente responsável por 50% das mortes de crianças menores de 5 anos.
- O matador de crianças que fica no esquecimento – A pneumonia mata mais crianças do que qualquer outra doença, mais do que a AIDs, a malária e o sarampo juntos.

- Pobreza extrema - Nos países em desenvolvimento, mais de uma em cada três crianças não dispõe de abrigo adequado, uma em cada cinco crianças não tem acesso á água limpa, e uma em cada sete não têm acesso a nenhum tipo de serviço essencial de saúde. Países da Europa Oriental têm enfrentando o tráfico de crianças para a Europa Ocidental devido a pobreza pós-queda do regime comunista. No Brasil, 27,4 milhões de crianças vivem em famílias com meio salário mínimo ou menos por pessoa. Em alguns municípios do Amazonas o percentual de crianças e adolescentes pobres é superior a 90%.

-Infanticídio de crianças indígenas - Você sabe o que é isso?
O Sangue delas está gritando. Você consegue ouvir? Entre no Site :
www.vozpelavida.blogspot.com

Depois vamos falar mais sobre isso

Abraços Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário